Se você sofreu ou conhece alguém que tenha sofrido um cibercrime denuncie, utilize o site a seguir :
http://www.safernet.org.br/site/
domingo, 9 de dezembro de 2012
Internet Segura
Manter seus dados e informações seguras na internet depende de você, cuidado com suas atitudes em redes sociais.
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Projeto: A química das drogas e seus efeitos
Alunos do Segunda A segue abaixo o link da webquest para desenvolverem as atividades propostas no projeto sobre drogas.
Clique aqui para acessar a webquest sobre drogas.
Ótimos estudos!!!
Clique aqui para acessar a webquest sobre drogas.
Ótimos estudos!!!
sábado, 3 de novembro de 2012
DROGAS
Projeto A química das drogas e seus efeitos
Atualmente, a definição sobre drogas promovida pela
Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo
organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas,
produzindo alterações em seu funcionamento.
Dentre
os tipos de drogas existentes, as psicoativas, ou psicotrópicas, são
substâncias naturais ou sintéticas que alteram as sensações, o humor, a
consciência ou outras funções psicológicas e comportamentais, podendo levar a
agressividade. É bom salientar que nem todas as substâncias psicoativas
provocam dependência e que, algumas substâncias, aparentemente inofensivas e
presentes em muitos produtos de uso doméstico podem ter essa capacidade.
As drogas psicotrópicas
atuam sobre o cérebro, principal órgão do sistema nervoso central.
Há diversas classificações possíveis para essas
drogas, uma delas está apresentada a seguir:
Quadro
1: Classificação das drogas quanto ao seu modo de ação no cérebro
|
Drogas
depressoras do sistema nervoso central: álcool, inalantes
Drogas estimulantes do sistema nervoso central: cocaína, nicotina Drogas perturbadoras do sistema nervoso central (alucinógenas): maconha, LSD, DMT. |
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Piadinhas para descontrair
Piadas envolvendo asssuntos químicos
1) Qual dos dois dissolve em água: o pinguim ou o urso branco?
R: O urso branco, porque ele é polar.
2) Um químico entra na farmácia e pergunta ao atendente:
- "Você tem ácido acetilsalicílico?"
- "O senhor quer aspirina?"
- Isso! Eu sempre esqueço o nome!
3) Por que não se pode falar alto nos laboratórios?
R: Para não perturbar a concentração dos reagentes.
4) Como um químico atende o telefone?
R: Próton.
1) Qual dos dois dissolve em água: o pinguim ou o urso branco?
R: O urso branco, porque ele é polar.
2) Um químico entra na farmácia e pergunta ao atendente:
- "Você tem ácido acetilsalicílico?"
- "O senhor quer aspirina?"
- Isso! Eu sempre esqueço o nome!
3) Por que não se pode falar alto nos laboratórios?
R: Para não perturbar a concentração dos reagentes.
4) Como um químico atende o telefone?
R: Próton.
Prêmio Nobel de Química
Nobel de Química 2012 vai para estudos sobre receptores de célula
O prêmio
Nobel de Química 2012 foi para os americanos Robert Lefkowitz, da
Universidade de Duke (EUA), e para Brian Kobilka, da Universidade de
Stanford (EUA), que mapearam uma importante família de receptores que
permitem que as células do corpo percebam e respondam a sinais externos.
Os estudos dos dois pesquisadores tiveram como aplicação o
desenvolvimento de medicamentos melhores, com menos efeitos colaterais.
Descobrir melhores formas de alcançar os receptores é uma
área de extrema importância para as indústrias farmacêutica e de
biotecnologia. Atualmente mais da metade dos medicamentos, como
antiarrítmicos, antihistamínico e remédios psiquiátricos, agem nestes
receptores.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Carvão Mineral e Carvão Vegetal
Alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professra Altimira Pinke, façam um bom uso das informações fornecidas neste texto. ÓTIMOS ESTUDOS!!!
CARVÃO MINERAL E CARVÃO VEGETAL
Carvão: é o nome comum a diversos produtos ricos em carbono, resultantes de processos geológicos ou da carbonização de matéria orgânica.
Definição: Carvão Mineral
Fumaça oriunda da queima do carvão mineral.
O carvão mineral é um minério não-metálico, possui cor preta ou marrom com grande potencial combustível, uma vez queimado libera uma elevada quantidade de energia.
É constituído basicamente por carbono (quanto maior o teor de carbono mais puro é o carvão) e magnésio, sendo encontrado em forma de betume.
Esse carvão é considerado um combustível fóssil, pois as jazidas desse minério se formaram há milhões de anos; quando extensas florestas foram submersas, fazendo com que os restos de vegetais, que são ricos em carbono, se transformassem em um elemento rochoso. Esse é classificado em turfa, linhito, antracito e hulha, essa distinção existe em razão das condições ambientais e época de formação.
O combustível fóssil é utilizado, especialmente, no aquecimento de fornos de siderúrgicas, indústria química (produção de corantes), na fabricação de explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos, fertilizantes e na produção de energia elétrica nas termoelétricas. O carvão mineral teve seu uso difundido bem antes do descobrimento do petróleo como fonte de energia. No século XVIII surgiram máquinas movidas a vapor, que permitiram a substituição da força animal pela mecânica.
No século XX o petróleo ocupou lugar de principal fonte de energia, superando o uso do carvão mineral, no entanto, sua importância é bastante representativa no mundo. Atualmente, do total de reservas de carvão existentes no mundo, 56,5% se encontra na Rússia; 19,5%, nos Estados Unidos; 9,5%, na China; 7,8%, no Canadá; 5,0%, na Europa; 1,3%, na África; e 0,4%, em outros países
Definição: Carvão Vegetal
O
aspecto do carvão vegetal.
O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra.
No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais como as siderúrgicas.
O carvão também é usado na medicina, nesse caso chamado de carvão ativado oriundo de determinadas madeiras de aspecto mole e não resinosas.
Essa substância tem sido utilizada desde a Antigüidade, na civilização egípcia tinha seu uso difundido na purificação de óleos e uso medicinal. Na Segunda Guerra serviu para a retirada de gases tóxicos a partir de sua elevada capacidade de absorver impurezas sem alterar sua estrutura, devido a sua composição porosa.
No Brasil há relatos de uso de carvão vegetal por parte dos índios, esses realizavam a mistura da substância com gorduras de animais com finalidade de combater doenças como tumores e úlceras.
O carvão também se destaca na condução de oxigênio e um eficiente disseminador de toxinas. Diante de várias indicações positivas do carvão pode-se destacar o seu uso no tratamento de dores estomacais, mau hálito, aftas, gases intestinais, diarréias infecciosas, desinteria hepática e intoxicações.
O Brasil ainda faz uso do carvão vegetal na produção industrial, prática que deixou de ser desenvolvida nos países centrais, o país ocupa o primeiro lugar na produção dessa substância. Diante disso, cerca de 85% do carvão produzido é utilizado nas indústrias, as residências respondem por 9% do consumo e o setor comercial como pizzarias, padarias e churrascarias 1,5%.
Apesar dos benefícios apresentados com a utilização do carvão vegetal é preciso analisar as conseqüências que a sua produção provoca. Em primeiro lugar é importante analisar o fator social, quando pessoas adultas e até crianças trabalham nas carvoarias na maioria das vezes em condições precárias de trabalho e baixíssimos salários.
Outro fator não menos importante que o primeiro é o ambiental, pois para o desenvolvimento dessa atividade diversas vezes é preciso retirar a cobertura vegetal de importantes composições vegetativas contidas no território brasileiro, que geralmente não são oriundos de madeiras de reflorestamento ou madeira cultivada para esse fim, pois algumas pesquisas revelam que aproximadamente 78% do carvão produzido no Brasil é de origem de vegetação nativa causando um enorme prejuízo ambiental
Diferença entre o Carvão vegetal e o Carvão mineral
Carvão Mineral é um combustível natural extraído da terra por de processos minerais. É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível. É composto primeiramente por átomos de carbono e hidrocarbonetos sob a forma de betumes.
Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha.
Considerado um fitoterápico, o carvão vegetal para uso medicinal (carvão ativado) provém de certas madeiras moles e não resinosas (extraído de partes lenhosas, cascas e serragens), obtidos por combustão incompleta, o que lhes confere a capacidade adsorvente.
Desde a antiguidade já se conhece o uso do carvão vegetal. No antigo Egito era utilizado na purificação de óleos e para aplicações medicinais. Na segunda guerra mundial foi utilizado para remoção de gases tóxicos devido a sua capacidade adsorvente sendo um material extremamente poroso. E entre os índios brasileiros também há registro de uso, misturado às gorduras animais no tratamento de tumores e úlceras malignas.
Estudos químicos utilizando carvão ativado detectaram uma redução significativa na produção de gases intestinais nos pacientes tratados, eliminando os desconfortos abdominais. É ainda um notável condutor de oxigênio, sendo um extraordinário eliminador de toxinas.
Devido a sua rapidez de ação, o carvão vegetal é considerado ainda um agente útil no tratamento de envenenamentos. O carvão ativado liga-se ao tóxico residual no lúmen do trato gastrointestinal e reduz rapidamente a absorção deste.
O carvão vegetal tem a propriedade de adsorver substâncias que, em contato com bactérias intestinais, contribuem para a produção de flatulência. Diante dos resultados de estudos, o uso do carvão vegetal é indicado em casos de dores no estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais, diarréias infecciosas, desinteria hepáticas e intoxicações.
Produção Mundial:
O carvão não compete com as demais fontes de energia, só para ganhar o título de solução para a crise energética, porem se de repente todas as fontes de energia faltassem, o carvão sozinho daria para assegurar 150 anos de consumo, isso pelos métodos até então conhecidos.
Até o ano 2050, com modesto crescimento no consumo, ainda existirão reservas de petróleo, isso se não surgirem novas áreas, porem se não surgirem outras soluções será o carvão o combustível fóssil disponível, por isso engenheiros que só sabem lidar com o petróleo, estarão desempregados.
Possivelmente, após o ano 2000, já terão sido adotados processos mais eficientes, de modo geral, as máquinas terão maior rendimento térmico, estarão em uso “células combustíveis”, queima para gases ionizados para MHD, gaseificação, liquefação do carvão, ( a África do Sul já faz ), etc, de modo a aproveitar melhor as reservas remanescentes do século XX.
O carvão será, sem dúvida, a última esperança, porem os técnicos deverão tomar decisões importantes, de como utilizar racionalmente, em relação ao desenvolvimento de cada país, considerando meio ambiente e saúde do trabalhador na indústria carbonífera, onde o homem aos 50 anos, está com os pulmões forrados de carbono (carvão) pela Pneumoconiose, sem ânimo e sem força para trabalhar, o que significa, falta de equipamentos e métodos de proteção.
RESERVAS DO BRASIL:
No Brasil, as principais reservas de carvão mineral estão situadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em ordem decrescente, São Paulo é a menor. Em milhões de toneladas
Distribuição eletrônica
Queridos alunos do Segundo ano do Ensino Médio, disponibilizei este vídeo para auxilia-los nas atividades propostas, dúvidas podem me escrever !!!
Bons estudos !!!
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Simulação interessante sobre pH
Um recurso que pode ser utilizado para enriquecer o conhecimento de maneira divertida. Acessando o link abaixo terá acesso a uma simulação interessante sobre pH.
Clique aqui para iniciar a simulação
Clique aqui para iniciar a simulação
Preservemos nossa bebida preciosa
Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca, não sejamos ignorantes a tal ponto de deixar que isso aconteça. PRESERVE ESTE BEM PRECIOSO, USE DE MANEIRA CONSCIENTE.
A ciência pode ser divertida
Brincar um pouco com os conhecimentos científicos, apoximá-los das
pessoas que sempre acharam que a Ciência é algo distante, fora da sua
realidade, com relação à Química, os memes também podem ajudar a acabar com a idéia de que tudo o que é relacionado a ela é prejudicial.
Assinar:
Postagens (Atom)